PRIMEIRO DIA DO CAMPUS PARTY BAHIA DESTACA SOFTWARE LIVRE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA - Próton Sistemas - Solução para cada negócio

Próton Sistemas - Solução para cada negócio

Português Espanhol
Facebook

Novidades

PRIMEIRO DIA DO CAMPUS PARTY BAHIA DESTACA SOFTWARE LIVRE E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Foi dada a largada para os 4 dias de imersão no mundo da tecnologia proporcionado pelo Campus Party, considerado o maior evento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo. O evento que acontece mais uma vez na Arena Fonte Nova oferecerá mais de 300 horas de conteúdo entre palestras, workshops, exposições e campeonatos, para cerca de 90 mil pessoas esperadas nesta edição. Os participantes terão acesso 24h a qualquer área do evento e possuem espaços para desenvolver suas atividades, com internet de 20GB.

 A abertura realizada na manhã desta quinta feira (17), contou com a presença do presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, além do Secretário de Educação do Estado Walter Pinheiro, representando o Governador do Estado Rui Costa, entre outras autoridades. O criador do Projeto GNU, fundador do movimento de Software Livre e da Free Software Foundation (FSF), Richard Stallman (bio: https://stallman.org/biographies.html), foi a figura mais esperada desta edição do evento graças ao trabalho que desenvolve na promoção do software livre, e por ser membro do hall da fama da internet.

No palco “Feel The Future”, Stallman apresentou a palestra intitulada “Liberdade Para Todos os Usuários”, reafirmando que a palavra “Livre” está relacionada não à gratuidade de propriedade intelectual, mas ao direito fundamental de todo ser humano que é a liberdade de escolha e de privacidade. Ele Ponderou que, desde o final da década de 80, há no mundo uma campanha para descreditar o software livre, caracterizando-o como “não confiável” ou de “baixa qualidade”.

Tecnologias Voltadas Para a Educação

Um dos principais temas abordados na CPBA2 é o emprego de tecnologias emergentes na educação tecnológica. No palco “Educação Para O futuro”, diversas palestras abordaram essa temática, ressaltando que há um grande espaço para inovação na área. Por exemplo, nos EUA, há um déficit de quase dois milhões de programadores e o sistema educacional tradicional não é ágil o suficiente para suprir essa demanda nos próximos anos. Lá, o desenvolvimento de software é considerado algo tão vital para futuro que há uma orientação para implementar o ensino de lógica de programação desde os primeiros anos de educação da criança.

É neste cenário que despontam novas tecnologias, como o Scratch (https://scratch.mit.edu/), desenvolvido pelo MIT, que permite o ensino de programação sem código, com o aluno interagindo com objetos que se encaixam (como o lego) formando estruturas lógicas complexas.

Várias iniciativas globais de sucesso tem explorado essa ideia, como Hour of Code (https://hourofcode.com/pt), que ensina programação às pessoas de todas as idades com o uso do scratch, de forma intuitiva e divertida. Pelo menos uma startup, lançada na última Campus Party Bahia se especializou nesta área pouco explorada, lançando um produto que permite ensinar pessoas com deficiência visual a programar.

* Com a colaboração de Mauricio Reale – Gerente de Tecnologia da Próton Sistemas – Diretamente da Campus Party Bahia – CPBA2 -

Acompanhe o evento em tempo real:

http://brasil.campus-party.org/streaming-feel-the-future/

Sobre o evento, acesse:

http://brasil.campus-party.org/cpbahia/

Para mais informações entre em contato:

Próton Sistemas
Rua Barão do Rio Branco, 1.137 Edf. Clilab – 2 º andar
Centro - Feira de Santana- Ba
Tel.: 55 75 2101-3744
E-mail: proton@protonsistemas.com.br

www.protonsistemas.com.br

www.mreale.wordpress.com
 

Abertura Campus Party Bahia CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
Acampamento Campus Party CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
Campus Party Bahia CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
Cosplay Campus Party Bahia CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
Jackes Wagner e Mauricio Reale - CPBA2 CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
Mauricio Reale - Campus Party Bahia 2 - CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
PSO CONTROLE - Campus Party Bahia 2 CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA
VENDAS POS CONTROLE - Campus Party Bahia 2 CAMPUS PARTY PRIMEIRO DIA

Mais notícias »