Próton Sistemas - Solução para cada negócio

Português Espanhol
Facebook

Novidades

O NOSSO CONTADOR DE CADA DIA

 

E vamos ter mais obrigações acessórias? Sim! Essa é uma afirmação que só reforça as previsões de milhares de profissionais do cenário corporativo, em especial, o contador – o personagem mais importante – que tem como missão atenuar e controlar a pressão do Estado, que utiliza das obrigações acessórias para fiscalizar as empresasàs obrigando, constantemente, buscar estratégias que blindem seus negócios contra as sanções fiscais, contábeis e trabalhistas e driblando tudo para se manterem como um negócio competitivo.

O cenário citado é um desafio diário de quem resolveu ou resolve ser dono do próprio negócio no Brasil, mas nunca foi tão difícil ser dono do próprio nariz quando se trata de gestão empresarial, principalmente, no que se diz respeito as regras impostas pelo Estado e, para enfrentar essas demandas, o maior aliado do empresário é sem dúvida o contador.

Ao longo de minha carreira como consultor empresarial, percebi que as empresas que possuem um profissional contábil ou um escritório que presta serviços contábeis de maneira atuante e pró-ativa, garantem uma gestão mais segura, pois são esses profissionais que têm a missão de interpretar as preconizações do Estado e, em parceria com os empresários e outros profissionais, como os consultores organizacionais o qual me incluo, promovem planejamentos mais sólidos que irão favorecer a performance dos negócios, pois será mais segura e menos onerosa, garantindo assim a sustentabilidade dos empreendimentos.

Mas iniciei esse artigo falando sobre a afirmativa de mais obrigações acessórias. Então vamos lá! O Sped fiscal foi só o começo. Para 2018 temos um menu de obrigações federais que o empresário não tem como escolher quais irá atender, ele tem que atender à todas.

Esse cardápio é uma lista recheada com uma sopa de letrinhas, nada inofensivas para quem não se preparou ou não vem se preparando para cumpri-las, pois, é denominada de “obrigação”, mesmo sendo “acessória”. Então temos ECD (Escrituração Contábil Digital), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), E-Financeiro, EFD-Contribuições (para PIS e COFINS), DCTF (registra os débitos e créditos de tributos federais), EFD-Reinf (substituirá a DIRF), EFD-ICMS/IPI (para apuração de ICMS e IPI) e, o tão esperado, E-Social.

Com esse cardápio tão oneroso, tanto quanto os próprios impostos, quando não são atendidos dentro das preconizações do Estado, reforça a necessidade de um profissional da área para realizar as ações que blindarão as empresas quanto a atender essas exigências. Com base nisto, como ser estratégico sem a parceria e os aconselhamentos dos contadores? Ressalto que esse cenário tem corroborado para que os profissionais do segmento contábil, deixem de ser meros calculadores de impostos e passem a ter um perfil consultivo, colaborando com as estratégias organizacionais.

A importância do contador foi reforçada em 2007 quando a contabilidade brasileira passou a se relacionar com a contabilidade de outros países. O processo de mudança nos relatórios financeiros e contábeis, através de uma harmonização contábil, preservou as particularidades do modelo brasileiro, mas foi necessário um ajuste para que essa linguagem se tornasse mais clara, contribuindo para uma melhor avaliação das empresas que possuíam filiais em diversos países. Nesse outro ponto da história da contabilidade contemporânea, revelou-se mais uma vez a necessidade de se ter um profissional capacitado para realizar essas mudanças de acordo com as regras da lei 11.638/2007, definidas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) através das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), respaldadas de acordo com as normas internacionais de contabilidade, conhecida pela legenda IFRS (International Financial Reporting Standards).

Quando inicio um trabalho de consultoria organizacional, o contador é o meu principal parceiro, pois, a performance de uma reestruturação financeira e as estratégias com foco na rentabilidade dependem, e muito, do alinhamento com as estratégias fiscais e contábeis já iniciadas por ele e, dessa forma, os resultados tendem a surgir no menor tempo.

A complexidade do código tributário brasileiro e as regras previdenciárias não permitem amadorismo nas tratativas referentes a relação Estado e Empresas. O contador, mais do que nunca, se tornou especialista estratégico e indispensável para o mundo corporativo fazendo com que a contabilidade não fosse mais, tão são somente, o registro dos movimentos financeiros de uma corporação, ela é um dos pilares imprescindíveis para a sustentabilidade dos negócios.

Nesse mar de regras compulsórias advindas do Estado, em que as mudanças sobre elas é diária, só nos resta chamar pelo nosso contador de cada dia.

 Glicio Oliveira 

 

SOBRE O AUTOR:

Graduado em Administração, MBA em Marketing Estratégico e em Controladoria e Finanças. Formação técnica em auditoria interna pela Escola de Auditoria. Consultor parceiro da Dekra do Brasil para execução de trabalhos voltados para qualidade, vendas e atendimento em concessionárias. Executa trabalhos nas oficinas abertas como Homem Qualidade da Bosch (Dekra). No SENAI, ministrou aulas com as matérias de gestão da produção e gestão de projetos. Especialista em relacionamento interpessoal, gestão equipes, comportamento do consumidor, marketing, gestão empresarial. Como consultor de empresas, oferece soluções para empresas do varejo (comércio e serviços) atuando na área de marketing, processos, qualidade no atendimento ao cliente e em reestruturação empresarial. Como palestrante motivacional, estimula o trabalho de liderança e de equipes com foco em resultados. Como instrutor, capacita profissionais na área de vendas, liderança, comunicação, marketing (pessoal e organizacional) e gestão organizacional. Atuou como consultor de negócios no segmento automotivo, exerceu a função de gerente de serviço no segmento de pneumáticos e de auto centers, assumiu cargos de gestão de pós-vendas em concessionárias. 


Mais notícias »